sexta-feira, 21 de março de 2014

História

 Fundação e Expansão

O primeiro restaurante Mar Jardim foi fundado em 1998 pelo casal Madalena Brás e António Brás, residentes da Ilha da Madeira, mais propriamente no Jardim do Mar, daí a designação da cadeia de restaurantes denominar-se Mar Jardim.

O gosto pela culinária fez com que Madalena Brás se especializasse nesta área, ingressando na escola superior de hotelaria e turismo da Madeira, onde concluiu o seu curso, começando a exercer a função de chefe de cozinha no hotel CS Madeira. Anos mais tarde, aquando do seu casamento e conciliando o facto de Madalena possuir uma vasta experiência neste ramo com o espírito empreendedor de António, o casal decidiu abrir o seu próprio negócio. Foi então que no dia 1 de Abril de 1998 inauguraram o seu primeiro restaurante Mar Jardim que se situa na freguesia do Jardim do Mar, concelho da Calheta na Madeira.
Inicialmente, o restaurante constituía uma pequena empresa familiar onde laboravam cerca de 10 trabalhadores. No entanto, à medida que o restaurante se foi tornando conhecido e ganhando cada vez mais prestigio, houve a necessidade de expandir o negócio de forma a responder às necessidades dos seus clientes, visto que cada vez mais residentes de todas as zonas da ilha se deslocavam até ao estabelecimento. Assim sendo, de forma a fornecer uma localização mais acessível, no ano de 2002 o casal decidiu abrir um novo restaurante, desta vez situado na capital da ilha, no Funchal, o qual passou a ser a sede da empresa.
Após a abertura deste último, a Mar Jardim tornou-se num dos restaurantes com mais prestígio na ilha, frequentado tanto pelos habitantes da mesma como também pelos turistas que a visitam, tornando-se um ponto de referência para os curiosos que anseiam por provar a vasta gastronomia madeirense.
Desta forma, devido ao crescente sucesso da empresa na ilha, os fundadores viram aqui uma oportunidade de expandir ainda mais o seu negócio, tomando a decisão de abrir mais dois estabelecimentos em território nacional, um deles em Lisboa e outro no Porto. Assim sendo, em 2007 foi inaugurado aquele que podemos referir como o primeiro restaurante madeirense da capital Portuguesa, seguindo-se no ano de 2008 a inauguração da Mar Jardim no Porto. É de referir ainda que a gestão dos mesmos foi cedida aos dois filhos do casal, ambos formados em Gestão de empresas, sendo que cada um ficou responsável por um dos estabelecimentos.
É então de notar que ao longo destes últimos anos a empresa tem crescido significativamente, contando actualmente com 92 colaboradores distribuídos pelos 4 estabelecimentos. O seu mérito deve-se em grande parte à colaboração de todos os trabalhadores que fazem parte desta equipa e ao nível de formação que estes detêm tanto no confecção dos pratos como na excelência do atendimento ao público-alvo.
Nestes 16 anos de vida, a Mar Jardim, SA conta com clientes assíduos, fruto do alto nível de qualidade dos seus pratos e também da sua equipa de profissionais, que continuam a preservar a tradição madeirense. Entre os variadíssimos pratos existentes, os mais procurados são geralmente as especialidades da casa, nomeadamente: a tradicional espetada madeirense (carne no espeto), o cozido à portuguesa, os pregos (sandes de bife servidos no bolo do caco), a carne de vinho e alhos, o filete de espada, o bife de atum, o bacalhau com natas, o bacalhau à Gomes de Sá e o arroz de Marisco.
Ainda assim, os vários restaurantes da Mar Jardim, SA fornecem aos seus clientes sobremesas típicas da ilha, tais como as malassadas acompanhadas com mel de cana, o famoso bolo de mel, bem como variadíssimos pudins tradicionais. É ainda de referir que os pratos podem ser acompanhados pela vasta selecção de vinhos da casa, entre os quais se encontra o famoso vinho madeira e a sangria fresca. Para finalizar, a Mar Jardim proporciona aos seus clientes o prazer de degustarem dos digestivos típicos da ilha, tais como a aguardente de cana, a tão afamada poncha regional, e licores de variadíssimos sabores.     

Sem comentários:

Enviar um comentário